O teste comportamental GUPY é uma importante etapa do processo seletivo para conseguir uma vaga no mercado farmacêutico.
Segundo publicação no portal O Globo, a indústria farmacêutica brasileira movimentou R$ 190 bilhões em 2023, valor que colocou o Brasil como o quinto maior mercado mundial e o setor projeta um crescimento em torno de 30% até o final de 2027.
Crescendo o mercado, aumentam as oportunidades de emprego.
Nos últimos meses, temos acompanhado vários canais de comunicação e portais de emprego anunciando aberturas de vagas nas empresas farmacêuticas.
Uma delas é a EMS, líder no segmento farmacêutico no Brasil, que conforme seu site está com mais de 200 oportunidades em diversas áreas e localidades.
Depois da aprovação do currículo, uma das etapas do processo seletivo para vaga de propagandista e outros cargos envolve o teste comportamental GUPY.
Por isso, selecionamos algumas dicas de ouro para você dar um importante passo para conquistar a tão sonhada vaga.
Vamos conferir?
Etapas para passar no teste comportamental GUPY
Uma das vagas mais disputadas e mais valorizadas no mercado é a de propagandista, também conhecida como representante farmacêutico.
Nesse caso, para dar continuidade no processo seletivo, o candidato precisa passar pelo teste comportamental GUPY.
Confira, então, algumas etapas importantes que devem ser consideradas e que ajudarão você nesse momento.
Entenda o intuito do teste comportamental GUPY
O teste comportamental GUPY tem a função de identificar traços de personalidade e comportamentais que visam ajudar o recrutador a selecionar os candidatos que melhor se encaixam ao perfil desejado pela empresa.
Trata-se de uma ferramenta onde todo o processo é automatizado.
Como funciona? A empresa estabelece alguns parâmetros e critérios que considera serem indispensáveis ao candidato e a partir das respostas dele o sistema seleciona as pessoas que melhor se enquadram no perfil exigido pelo empregador.
Ao contratar o teste, o RH evita a necessidade de precisar analisar individualmente todos os candidatos, reduzindo custos e agilizando o processo de seleção.
Dependendo dos resultados, o candidato é convidado a fazer o teste de raciocínio lógico para então ser chamado para a entrevista com o RH.
Explore os diferentes tipos de questionários
Durante o teste comportamental GUPY são utilizados diferentes tipos de questionários envolvendo a psicologia organizacional e que devem ser respondidos pelo candidato.
Nesse processo, podem ser aplicados quatro grandes modelos de testes para a avaliação de personalidade, que são:
Metodologia DISC: avalia os traços de comportamento que são mais predominantes em você em relação à dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Traços de personalidade: ajuda a compreender traços, características e padrões comportamentais, em especial sobre o que você pensa, sente e como se comporta em diversas situações.
MBTI: esse questionário ajudará o empregador a compreender como você enxerga o mundo e toma decisões.
Big 5: a metodologia surgiu a partir de estudos sobre a teoria do modelo traços de personalidade e é usada para avaliar a personalidade, as características e as soft skills do candidato.
Invista tempo para compreender o Big 5
De todos os modelos de metodologias que serão usadas no teste comportamental GUPY, o Big 5 merece uma atenção maior.
Os três primeiros modelos: DISC, traços de personalidade e MBTI geralmente envolvem questionários com respostas praticamente padronizadas, a partir de uma afirmação exposta. E as respostas variam entre:
- “mais ou menos parecido”,
- “me identifico”,
- “não me identifico”.
Já o modelo Big 5 envolve 3 afirmações colocadas em ordem de prioridade, como, por exemplo:
Ordene conforme a sua preferência (1 à 3)
( ) Raramente me sinto irritado(a),
( ) Lido tranquilamente com os desafios do dia a dia,
( ) Sinto-me confortável quando estou com outras pessoas.
Agora, imagine que essa questão acima é a 1ª de uma série de 20.
Isso significa dizer que você terá mais 19 afirmativas no mesmo modelo para colocar em um ranking, por ordem de prioridade.
O problema é que as afirmativas podem ter um sentido dúbio e até mesmo gerar dúvidas, por isso exige atenção para você não cair em contradição com outras já respondidas.
De forma geral, o conceito Big 5 avalia 5 fatores de fundamental importância para um candidato, que são:
- a abertura a novas experiências,
- conscienciosidade,
- extroversão,
- neuroticismo,
- simpatia.
Busque interpretar o resultado do teste
Feito o teste comportamental GUPY, tanto o candidato como o recrutador recebem o resultado.
Nessa hora, é importante você buscar interpretar o seu resultado para avaliar se de fato combina com o que você é e também para melhorar o seu desempenho em processos seletivos futuros.
Dica do André: concentre-se no teste e seja autêntico!
Apesar de todo o teste ser avaliado por uma ferramenta, o sistema busca consistência e verdade no conjunto das respostas.
Por isso, busque ser verdadeiro e autêntico em cada uma das questões, assim você evita contradições.
Outra dica importante é procurar um ambiente tranquilo para não atrapalhar a sua concentração e buscar sempre manter o foco durante todo o tempo.
Agora que você conferiu nossas dicas para passar no teste comportamental GUPY, que tal começar a se preparar para o mercado de trabalho mais competitivo com a REPFARMA?