skip to Main Content
CURSO DE LIBRAS
Comunique-se com o deficiente auditivo
Língua Brasileira de Sinais
Projeto social da REPFARMA

TURMAS E DATAS

Turma A – Introdutório

24 de outubro a 5 de dezembro
4as feiras
18:00 – 21:00
7 encontros de 3 horas/aula

Carga horária: 20 horas.

Turma B – Avançado
Datas a definir.

INVESTIMENTO
Incluso: Apostila e certificado.

3 X R$ 60,00

Formas de pagamento parcelado:
Cartão de crédito ou cheque.

LOCALIZAÇÃO

Rua da Quitanda N.185 – Sala 302
Centro – RJ

SOBRE O CURSO

Considerando que milhões de pessoas têm dificuldade de ouvir e nem todos tem acesso a um aparelho auditivo, o Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – foi desenvolvido para facilitar a comunicação com o portador de surdez. O curso é dividido em dois módulos. No módulo introdutório, são revelados os processos de comunicação por meio da linguagem dos sinais e sua comparação com outras formas de linguagem. Ao final do curso o aluno poderá se comunicar de forma simplificada com o deficiente auditivo.
No módulo Avançado, o objetivo principal é propiciar a ampliação do conhecimento sobre a LIBRAS, promover debates e conhecimentos acerca da de sua gramática, auxiliando na reflexão sobre o processo da educação inclusiva e bilíngue nos diferentes espaços de educação formal, não formal e informal.

Pessoas com interesse em adquirir conhecimento sobre LIBRAS.

 

Mínimo de 16 anos e ensino fundamental completo.

FACILITADORES

Vanessa Mandriola
Experiência acumulada de 20 anos na área de tradução e interpretação em Libras. Atuou por mais de uma década nos setores público e privado da profissão, onde desenvolveu carreira acadêmica no uso e no ensino da língua de sinais. Pedagoga, formada pelo centenário Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES. Especialista em Psicopedagogia, com ênfase em dificuldade de aprendizado, Mestrando em Educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CURSO INTRODUTÓRIO
UNIDADE I – CONHECIMENTO FUNDAMENTAL
1.1 Configurações de mãos
1.2 Pronomes e locuções pronominais
1.3 Advérbio e locuções adverbiais
1.4 Singular e plural
1.5 Construção de frases e realização de diálogos

UNIDADE II – IDENTIDADE, CULTURA E CIDADANIA
2.1 Sistema monetário e sistema numérico
2.2 Família, corpo humano e alimentação
2.3 Meio ambiente, natureza e animais
2.4 Diferenciação contextual para objetos, pessoas e ambientes

CURSO AVANÇADO
UNIDADE III – VIVÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO
Apresentar as principais variações linguísticas para a compreensão e produção de sinais contrastantes e diferentes, construir as bases para o entendimento dos números cardinais, fortalecer trocas de informações gerais e pessoais que provoquem e incentivem a vivência no mundo do trabalho.

UNIDADE IV – NÚCLEO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Compreender quem é este profissional tradutor intérprete de libras e as suas atribuições na escola inclusiva, na acessibilidade e na escola bilíngue, as datas comemorativas respectivas a ele (26/07), conhecer a Lei n° 12.319 de 1°/09/2010. Conhecer o histórico de algumas instituições que trabalham com o tradutor intérprete de Libras. Conhecer as instituições de ensino que trabalham com uma proposta de educação bilíngue. Sensibilizar o aluno com questões importantes para a pedagogia surda. Compreender as práticas pedagógicas bilíngues de forma significativa, e conduzir orientações curriculares na perspectiva da escolarização de surdos no processo de acessibilidade.

Back To Top