CURSO DE LIBRAS
Comunique-se com o deficiente auditivo
Língua Brasileira de Sinais
Projeto social da REPFARMA

TURMAS E DATAS

Turma A – Introdutório

24 de outubro a 5 de dezembro
4as feiras
18:00 – 21:00
7 encontros de 3 horas/aula

Carga horária: 20 horas.

Turma B – Avançado
Datas a definir.

INVESTIMENTO
Incluso: Apostila e certificado.

3 X R$ 60,00

Formas de pagamento parcelado:
Cartão de crédito ou cheque.

LOCALIZAÇÃO

Rua da Quitanda N.185 – Sala 302
Centro – RJ

SOBRE O CURSO

Considerando que milhões de pessoas têm dificuldade de ouvir e nem todos tem acesso a um aparelho auditivo, o Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – foi desenvolvido para facilitar a comunicação com o portador de surdez. O curso é dividido em dois módulos. No módulo introdutório, são revelados os processos de comunicação por meio da linguagem dos sinais e sua comparação com outras formas de linguagem. Ao final do curso o aluno poderá se comunicar de forma simplificada com o deficiente auditivo.
No módulo Avançado, o objetivo principal é propiciar a ampliação do conhecimento sobre a LIBRAS, promover debates e conhecimentos acerca da de sua gramática, auxiliando na reflexão sobre o processo da educação inclusiva e bilíngue nos diferentes espaços de educação formal, não formal e informal.

Pessoas com interesse em adquirir conhecimento sobre LIBRAS.

 

Mínimo de 16 anos e ensino fundamental completo.

FACILITADORES

Vanessa Mandriola
Experiência acumulada de 20 anos na área de tradução e interpretação em Libras. Atuou por mais de uma década nos setores público e privado da profissão, onde desenvolveu carreira acadêmica no uso e no ensino da língua de sinais. Pedagoga, formada pelo centenário Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES. Especialista em Psicopedagogia, com ênfase em dificuldade de aprendizado, Mestrando em Educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CURSO INTRODUTÓRIO
UNIDADE I – CONHECIMENTO FUNDAMENTAL
1.1 Configurações de mãos
1.2 Pronomes e locuções pronominais
1.3 Advérbio e locuções adverbiais
1.4 Singular e plural
1.5 Construção de frases e realização de diálogos

UNIDADE II – IDENTIDADE, CULTURA E CIDADANIA
2.1 Sistema monetário e sistema numérico
2.2 Família, corpo humano e alimentação
2.3 Meio ambiente, natureza e animais
2.4 Diferenciação contextual para objetos, pessoas e ambientes

CURSO AVANÇADO
UNIDADE III – VIVÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO
Apresentar as principais variações linguísticas para a compreensão e produção de sinais contrastantes e diferentes, construir as bases para o entendimento dos números cardinais, fortalecer trocas de informações gerais e pessoais que provoquem e incentivem a vivência no mundo do trabalho.

UNIDADE IV – NÚCLEO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Compreender quem é este profissional tradutor intérprete de libras e as suas atribuições na escola inclusiva, na acessibilidade e na escola bilíngue, as datas comemorativas respectivas a ele (26/07), conhecer a Lei n° 12.319 de 1°/09/2010. Conhecer o histórico de algumas instituições que trabalham com o tradutor intérprete de Libras. Conhecer as instituições de ensino que trabalham com uma proposta de educação bilíngue. Sensibilizar o aluno com questões importantes para a pedagogia surda. Compreender as práticas pedagógicas bilíngues de forma significativa, e conduzir orientações curriculares na perspectiva da escolarização de surdos no processo de acessibilidade.

WhatsApp chat

Barbara Gurgita

  • Mais de 10 anos de experiência atuando no mercado dermocosmético, trabalhando no desenvolvimento de estratégia de treinamento para força de vendas, relacionamento médico e desenvolvimento de conteúdo científico para dermatologia. Responsável pelo desenvolvimento de projetos institucionais e sociais da marca no Brasil

  • Ricardo B. Mello

  • Psicoterapeuta, especialista em terapia do esquema, pós-graduado em terapia cognitivo-comportamental, eneacoach formado pela Escola de Eneagrama – Khristian Parthehan.

  • Carlos Mosmann

  • Experiência de 27 anos em gestão de produtos e marketing farmacêutico, empreendida em empresas multinacionais e nacionais de setores distintos. Por mais de duas décadas desenvolveu carreira executiva em algumas das principais indústrias farmacêuticas. Com sólida formação em marketing, é docente de Gestão em Marketing no SENAC-RJ e professor convidado de Marketing do FGV Management.

  • Raphael Azevedo

  • Coach com mais de 20 anos de vivência em recrutamento e seleção de grandes indústrias multinacionais e consultorias de RH.  Atuou como Business Partner na GSK e sócio da Wpharhma Consultoria de RH. Foi responsável por projetos de expansão de equipes na GSK, Nívea, J&J, entre outras. Formado em psicologia, especializado em Administração de RH e MBA em Gerenciamento de Projetos.

  • Vinícius Freitas

  • MARKETING FARMACÊUTICO Experiência acumulada de 27 anos em gestão de Treinamento, Vendas e Marketing Farmacêutico. Atuou nas principais Indústrias farmacêuticas nos segmentos hospitalar, produtos de prescrição, genéricos e biotecnológicos. Vivência em gestão e estruturação de equipes de vendas, lançamentos de produtos, planejamento de vendas e marketing.  Biólogo com pós-graduação em Marketing.

  • Simone Andretti

  • Jornalista, consultora e instrutora, com 25 de anos de atuação em empresas de diferentes perfis e segmentos, nas áreas de marketing & vendas, planejamento, processos empresariais, alinhamento organizacional, negócios e inovação. Com especialização em Marketing e em Gestão da Qualidade, desenvolveu carreira internacional nas posições de Gerente Global de Relacionamento com o Cliente e de Gerente de Marketing.

  • Rosa Pinto

  • Carreira executiva nas áreas de Marketing / Vendas e Gerência Geral. Professora de Marketing das Pós-Graduação da ESPM e Cândido Mendes. Professora de Cursos de Extensão (CCE) da PUC-Rio. Consultora, Treinadora e Palestrante nas Áreas de Marketing e Vendas e Estratégia Empresarial. Instrutora do SEBRAE. Carreira  Executiva na LÓréal, Gillette, Bausch&Lomb,  BMS; Novartis. Mestre em Administração.

  • Patrícia Dias

  • Consultoria de RH e Treinamentos Consultora,  Palestrante e Coaching  com 17 anos de experiência, desenvolveu carreira no segmento de saúde, varejo farmacêutico,  estética e cosméticos, atuando com desenvolvimento humano e estratégias de Vendas.   Graduada em recursos humanos, com especialização em treinamentos.

  • Marcelo Caseira

  • Consultor com experiência de 28 anos na Indústria Farmacêutica como executivo da área comercial. Atuação como Gerente Nacional de Vendas e Serviços de Marketing, desenvolvendo negócios com produtos RX, OTC e Dermocosméticos, gestão e implementação de equipes de campo, produtividade e cadastro médico. Forte atuação na área de trade e ações comerciais e promocionais no mercado varejista.

  • Joe Kliment

  • CEO da SIX CREATIVE, grupo desenvolvedor do VIVIWEB, com mais de 30 anos de experiência em TI. Com formação e experiência internacional, foi consultor da IBM Brasil e Banco Mundial, com participação em projetos de tecnologia voltados à internet, entre eles o primeiro sistema de gestão publica integrado via web da América Latina, apoio à pesquisa do genoma humano e softwares de ensino à distância.

  • Jackson Figueiredo

  • Trinta anos de experiência na área de Negócios – Vendas, Marketing e Novos Negócios, exercendo funções gerenciais e liderando equipes multidisciplinares.  Desde 2000 atua como executivo da indústria farmacêutica, desenvolvendo carreira na área comercial. Mestre em Administração, com especialização em Marketing de Serviços. Atuou como do docente da PUC e IBMEC.

  • Cezar Jones

  • Mais de trinta anos de experiência na indústria farmacêutica, ocupando diversos cargos, entre eles: gerência de treinamento, assessoria de pesquisas clínicas, gerência de produtos, de marketing, de vendas, comercial. Empresas que trabalhou: Roche, Merck KGaA, Arrow, Zydus Nikkho, Silvestre e atualmente Herbarium. Médico, Pós-graduado em Marketing pela PUC.

  • Bruno Giffoni Leal

  • Experiência de 6 anos no ramo farmacêutico, desde então atuando no Laboratório Cifarma Cientifica Farmacêutica. Iniciada a carreira como vendedor, sendo promovido posteriormente a propagandista vendedor e atualmente como Supervisor de Propaganda e Vendas.

  • André Reis

  • Experiência acumulada de 30 anos em gestão de treinamento e marketing farmacêutico. Atuou por mais de duas décadas nas principais indústrias farmacêuticas, onde desenvolveu carreira executiva na área comercial. Autor do livro Fundamentos da propaganda médica. Coach, consultor de empresas e colaborador da revista UpPharma. Mestrando em educação, com especialização em administração hospitalar e finanças.

  • Local

    Rua da Quitanda, 185 sala 302, Centro
    Fone: 3553 2673